Estatística - Questão 30)


30) Numa pesquisa feita pelo IBGE1 (censo 2 demográfico) que tipo de estatística é utilizada?

a) Descritiva, pois eles, a partir dos dados obtidos podem fazer planejamentos de médio e longo prazo através de projeções, mas com 100% de probabilidade de acerto.
b) Descritiva, pois eles, a partir dos dados obtidos podem fazer planejamentos de médio e longo prazo através de projeções, mas com possibilidade de margem de erro.
c) Inferencial, pois eles, a partir dos dados obtidos podem fazer planejamentos de médio e longo prazo através de projeções e, além disso trabalham com a população do conjunto de dados com 100% de acerto.
d) Inferencial, pois eles, a partir dos dados obtidos podem fazer planejamentos – projeções, inferências – de médio e longo prazo através de projeções.


Avaliação elaborada pelo 2º Sgt Janildo da Silva Arante e conferida pela 2º Sgt Érica.
Reformulada devido a ser uma prova objetiva com quatro assertivas (a que enviei a anteriori possuía cinco assertivas e tinha, também, algumas questões abertas) e, além disso, instrumentalizei a prova.
Turmas: Alfa, Bravo e Delta
Em caso de dúvidas. Usem os comentários do blog. 


1IBGE é a sigla do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma organização pública responsável pelos levantamentos e gerenciamentos dos dados e estatísticas brasileiras. Com os dados recolhidos pelo IBGE é possível aos Governos fazerem planejamentos de médio e longo prazos para o país, a fim de melhorar a qualidade de vida, renda, habitação e todos os fatores que permeiam a vida de um cidadão.
2 Consiste numa pesquisa sobre a população nacional, reunindo dados sobre a vida das pessoas, entre outras informações, como o número de habitantes, o número de homens, mulheres e crianças, e etc. A periodicidade dos censos demográficos é regulamentada pela Lei nº 8.184, de 10 de maio de 1991, que estabelece um máximo de dez anos para o intervalo.



Talvez o maior exemplo de pesquisa quantitativa que temos no Brasil é o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para quem quer saber um pouco mais como funciona o mundo das pesquisas de opinião é essencial conhecer como funciona a metodologia utilizada para mapear diversos dados em relação a população brasileira, como número de habitantes, distribuição etária, regional, entre outros. É justamente como isto que o blog do Instituto PHD vai falar na postagem de hoje.
Censo do IBGE é uma pesquisa que mede a densidade populacional e o perfil da população brasileira. O último Censo foi realizado no ano passado. Os resultados do Censo de 2010 começaram a ser divulgados neste mês. Já podemos ver que a população brasileira chegou a 190 milhões de pessoas. A periodicidade das pesquisas de recenseamento é de dez anos em média. Desde 1872, foram realizados no Brasil doze Censos. A metodologia de pesquisa passa por diversas etapas.
Se formos simplificar, podemos dividir as etapas do Censo em: planejamento estratégico da pesquisa, censo experimental e treinamento, coleta de informações, apuração e criação do banco de dados. Há muitos outros processos dentro da construção desta modalidade de pesquisa, mas eles podem ser inclusos dentro destes citados. Agora vamos explicar como se dá cada etapa do Censo do IBGE.
Planejamento estratégico da pesquisa: Esta é etapa é fundamental para qualquer tipo de pesquisa qualitativa ou quantitativa. Não há resultados sem um bom planejamento de quais as áreas serão cobertas, quantas pessoas são necessária para fazer a e quais serão as questões levantadas. Nesta etapa, estudam-se os erros de censos anteriores e se chega a conclusão de como serão aplicadas as pesquisas.
Censo experimental e treinamento: Há contratação de muita mão de obra para os Censos do IBGE. Para conseguir realizar um bom trabalho, é preciso dar treinamento para este pessoal. Muitos cursos são dados, tanto para as pessoas que vão trabalhar com a coleta de dados como para quem vai trabalhar com a apuração. Outra atividade que é feita é o censo experimental. Este Censo é aplicado em uma cidade do Brasil e serve para verificação se a metodologia está correta. O de 2010 foi feito em Rio Claro-SP.
Coleta de informações: Talvez a parte mais importante e difícil da pesquisa. A coleta de informações é feita pelos agentes censitários. Eles têm que visitar todas as residências do Brasil. A tentativa dos agentes é falar com pelo menos uma pessoa em cada casa. Existem dois tipos de questionários: um mais simples, que é preenchido por todas as pessoas pesquisadas e um mais extenso, que é feito através de amostragem. Ou seja, nem todos respondem.
Apuração e criação do banco de dados: A parte final do trabalho é feita através da análise das pesquisas do Censo. É necessário muito tempo para apurar e criar o banco de dados. Por isso, os resultados do Censo são sempre publicados um ou dois anos após o levantamento de dados. A informatização dos dados tem dado mais velocidade ao processo.
O Censo é importante para os próprios brasileiros saberem qual é a sua “cara” e para o Governo, que usa os resultados para ter uma base de aplicação de investimentos e recolhimento de impostos. Se quiser ver como é ametodologia completa do Censo baixe um arquivo em Pdf este link.


Extraído de: https://www.institutophd.com.br/saiba-como-funciona-o-censo-do-ibge/


http://www.inf.ufsc.br/~marcelo.menezes.reis/Cap9.pdf









Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque