Geometria Analítica

Geometria analítica

Matemática

A Geometria Analítica é uma área da Matemática que se dedica ao estudo das formas e sólidos geométricos com o auxilio da álgebra.

A Geometria Analítica, também denominada de coordenadas geométricas, baseia-se nos estudos da Geometria por meio da utilização da Álgebra. Os estudos iniciais estão ligados ao matemático francês René Descartes (1596 -1650), criador do sistema de coordenadas cartesianas.
Breve histórico
Os estudos relacionados com a Geometria Analítica datam do século XVII. Descartes, ao relacionar a Álgebra com a Geometria, criou princípios matemáticos capazes de analisar por meio de métodos geométricos as propriedades do ponto, da reta e da circunferência, determinando distâncias entre eles, localização e pontos de coordenadas.
Uma característica importante da Geometria Analítica apresenta-se na definição de formas geométricas de modo numérico, extraindo dados informativos da representação. Com base nesses estudos, a Matemática passa a ser vista como uma disciplina moderna, capaz de explicar e demonstrar situações relacionadas ao espaço. As noções intuitivas de vetores começam a ser exploradas de forma contundente na busca por resultados numéricos que expressem as ideias da união da Geometria com a Álgebra.
Os vetores constituem a base dos estudos do espaço vetorial e são objetos que possuem as características relacionadas com tamanho, direção e sentido. Os vetores são muito utilizados na Física como ferramenta auxiliar nos cálculos relacionados à Cinemática Vetorial, Dinâmica, Campo Elétrico, entre outros conteúdos.
Os cientistas Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz concentraram estudos na Geometria Analítica, que serviu como base teórica e prática para o surgimento do Cálculo Diferencial e Integral, muito utilizado atualmente na Engenharia.
Tópicos estudados na Geometria analítica
Estudo Analítico do Ponto
Estudo da Reta
Estudo da Circunferência
Equação geral e reduzida da circunferência Posições relativas entre ponto e circunferência Posições relativas entre reta e circunferência Problemas relacionados à tangência
Estudo das Cônicas
Elipse Hipérbole Parábola e Intersecção entre cônicas Retas tangentes a uma cônica

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

Postar um comentário

0 Comentários