Questão 9 - Prova Azul - ENEM 2016 - Resolvida - Com Vídeo

Questão 9
Resposta C


http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta

Assunto: Liberalismo
Alternativa correta: C
Comentário do ponto de vista de História: Karl Polanyi, em seu A Grande Transformação, aborda as consequências do desenvolvimento e expansão do modelo liberal. Uma das principais consequências apontadas por ele se refere à transformação de três aspectos fundamentais da sociedade em mercadoria: o trabalho, a terra e o dinheiro.
Comentário do ponto de vista de Filosofia e Sociologia: O processo de formação do trabalho no texto mostra a consolidação da força de trabalho do proletário como mercadoria (Trabalho assalariado). O texto faz a exposição do trabalho como um dos três elementos fundamentais para o desenvolvimento industrial.
Nível de dificuldade: Difícil
Prova - nº da questão

http://enem.descomplica.com.br/gabarito/enem/2016/dia-1/questoes/quanto-mais-complicada-se-tornou-a-produ%C3%A7%C3%A3o-industrial.../


Quanto mais complicada se tornou a produção industrial, mais numerosos passaram a ser os elementos da indústria que exigiam garantia de fornecimento. Três deles eram de importância fundamental: o trabalho, a terra e o dinheiro. Numa sociedade comercial, esse fornecimento só poderia ser organizado de uma forma: tornando-os disponíveis à compra. Agora eles tinham que ser organizados para a venda no mercado. Isso estava de acordo com a exigência de um sistema de mercado. Sabemos que em um sistema como esse, os lucros só podem ser assegurados se se garante a autorregulação por meio de mercados competitivos interdependentes.
POLANY, K. A grande transformação: as origens de nossa época, Rio de Janeiro: Campus, 2000 (adaptado).
A Consequência do processo de transformação socioeconômica abordado no texto é a
  1. expansão das terras comunais.
  2. limitação do mercado como meio de especulação.
  3. consolidação da força de trabalho como mercadoria.
  4. diminuição do comércio como efeito da industrialização.
  5. adequação do dinheiro como elemento padrão das transações.

http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q24-quanto-mais-complicada-se-tornou-a-producao-industrial/



Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque