Questão 52 - Prova Azul - ENEM 2016 Primeira Aplicação - Resolvida - Com Vídeo

Questão 52
Resposta E

http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta

Assunto: Isomeria.
Alternativa correta: E
Comentário: questão envolvendo conteúdo de isomeria espacial geométrica, onde o candidato deveria identificar que o bombicol, por ter ligação dupla e apresentar os ligantes diferentes dos carbonos da dupla, apresenta esse tipo de isomeria. A única substância com as mesmas características é do inseto scrobipalpuloides absoluta.
Nível de dificuldade: Médio.
Prova - nº da questão


http://enem.descomplica.com.br/gabarito/enem/2016/dia-1/questoes/os-ferom%C3%B4nios-s%C3%A3o-subst%C3%A2ncias-utilizadas.../


Os feromônios são substâncias utilizadas na comunicação entre indivíduos de uma espécie. O primeiro feromônio isolado de um inseto foi o bombicol, substância produzida pela mariposa do bicho-de-seda.
O uso de ações de controle de insetos-praga está de acordo com o modelo preconizado para a agricultura do futuro. São agentes altamente específicos e seus compostos químicos podem ser empregados em determinados cultivos, conforme ilustrado no quadro.
FERREIRA, J. T. B.; ZARBIN, P. H. G. Amor ao primeiro odor: a comunicação química entre os insetos. Química Nova na Escola, n. 7, maio 1998 (adaptado)
Considerando essas estruturas químicas, o tipo de esteroisomeria apresentada pelo bombicol é também apresentada pelo feromônio utilizado no controle do inseto
  1. Sitophilus spp.
  2. Migdolus fryanus.
  3. Anthonomus rubi.
  4. Grapholita molesta.
  5. Scrobipalpuloides absoluta.
RESOLUÇÃO
A substância bombicol possui isomeria geométrica na conformação cis-cis.
A única substância que tem isomeria geométrica é o feromônio utilizado no controle de inseto Scrobipalpuloides absoluta.
Veja exemplos da diferença entre isômeros Cis e Trans.
Letra E.





http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q85-os-feromonios-sao-substancias-utilizadas-na-comunicacao-entre-individuos-de-uma-especie/

Postar um comentário

0 Comentários