Questão 5 - Prova Azul - ENEM 2016 - Primeira Aplicação -


Questão 5
Resposta C

http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta



Assunto: Conquista da América/ choques culturais
Alternativa correta: C
Comentário: Os aspectos apresentados na questão demonstram uma postura etnocêntrica dos europeus em relação aos povos que ocupavam a América. Podemos perceber esse etnocentrismo a partir da homogeneização dos povos indígenas, ignorando sua diversidade cultural e por meio do forte preconceito do europeu diante da cultura indígena.
Nível de dificuldade: fácil
Prova - nº da questão


http://enem.descomplica.com.br/gabarito/enem/2016/dia-1/questoes/documentos-do-s%C3%A9culo-xvi-algumas-vezes.../

TEXTO I
Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas Como "os brasis" ou "gente brasília" e, ocasionalmente no século XVII, o termo "brasileiro" era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos "negro da terra" e "índios" eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.
SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil a Construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.) Viagem incompleta a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo Senac, 2000 (adaptado)
TEXTO II
Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão dispares quanto os tupinambas e os astecas.
SILVA, K. W.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos, São Paulo: Contexto, 2005
Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da
  1. concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado.
  2. percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias.
  3. compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados.
  4. transposição direta das Categorias originadas no imaginário medieval.
  5. visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.
SOLUÇÃO:
Etnocentrismo é julgar outra cultura com base apenas nos valores e padrões da própria cultura. Os indivíduos etnocêntricos julgam outros grupos em relação ao seu próprio grupo étnico,  cultura especialmente em relação à linguagem, comportamento e religião.
Assim, os europeus etnocêntricos não conseguiam ver os índios como povos diferentes, com características, comportamentos, culturas díspares entre si. Eles só conseguiam ver que não eram europeus, que eram diferentes dos europeus. Disso decorre definir povos tão classificar como tupinambas e astecas simplesmente como índios.
Letra C

http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q37-documentos-do-seculo-xvi-algumas-vezes-se-referem-aos-habitantes-indigenas/ 


Postar um comentário

0 Comentários