Questão 49 - Prova Azul - ENEM 2016 Primeira Aplicação - Resolvida - Com Vídeo

Questão 49
Resposta D

http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta


Assunto: Ondas
Nível: Difícil
Alternativa correta: D
Comentário: O efeito Doppler é a alteração da frequência percebida de uma fonte que se movimenta em relação a um dado observador. Na aproximação ocorre o aumento da frequência percebida, portanto ela se torna maior do que a frequência da fonte emissora; No afastamento ocorre a redução da frequência percebida, portanto se torna menor do que a frequência real da fonte.
Prova - nº da questão

http://enem.descomplica.com.br/gabarito/enem/2016/dia-1/questoes/a-ambul%C3%A2ncia-a-em-movimento-retil%C3%ADneo-e-uniforme.../



Uma ambulância A em movimento retilíneo e uniforme aproxima-se de um observador O, em repouso. A sirene emite um som de frequência constante fA. O desenho ilustra as frentes de onda do som emitido pela ambulância. O observador possui um detector que consegue registrar, no esboço de um gráfico. a frequência da onda sonora detectada em função do tempo fo(t), antes e depois da passagem da ambulância por ele.
Qual esboço gráfico representa a frequência fo(t) detectada pelo observador?
RESOLUÇÃO
O ENEM cobrou uma questão parecida, a questão do morcego, nela fizemos o detalhamento teórico com fotos desde a emissão e reflexão de ondas em um sonar, até chegar à interação entre ondas no efeito Doppler.
O efeito Doppler pode ser definido como um aumento (ou diminuição da frequência) do som, da luz, ou qualquer outra onda quando a fonte ou o observador se aproximam ou se distanciam um do outro.
Um exemplo cotidiano do efeito Doppler é som de uma ambulância com a sirene ligada, ao se aproximar ou se afastar do observador. Quando ela se aproxima, o som é mais agudo e quando ele se afasta o som é mais grave. Esse é um fenômeno inerente de qualquer propagação ondulatória, e é bastante presente no dia a dia.
Com  essa base, agora podemos entender que quando a ambulância se aproxima o som é mais agudo e a frequência é maior, e que quando ela está se afastando o som é mais grave e portanto a frequência será menor. Veja a imagem que mostra que o som grave terá frequência mais baixa, enquanto que o som agudo terá frequência maior (https://fisikokimika.wordpress.com/page/9/).
Assim, no gráfico teremos primeiramente uma frequência maior, e em seguida uma frequência menor.
LETRA D


http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q86-uma-ambulancia-a-em-movimento-retilineo-e-uniforme/

Postar um comentário

0 Comentários