Questão 38 - Prova Azul - ENEM 2016 - Primeira Aplicação - Resolvida - Com Vídeo

Questão 38
Resposta D

http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta


Assunto: Governo JK
Alternativa correta: D
Comentário: Em seu nacional-desenvolvimentismo, JK desenvolveu um plano de metais que tinha como objetivo modernizar o Brasil e desenvolvê-lo economicamente, como pode ser percebido pela sua meta-síntese, a criação de Brasília. No entanto, mesmo com seus investimentos na tentativa desenvolver o nordeste (a partir da criação da SUDENE, por exemplo), não conseguiu diminuir as desigualdades regionais.
Nível de dificuldade: média
Prova - nº da questão



http://enem.descomplica.com.br/gabarito/enem/2016/dia-1/questoes/no-an%C3%BAncio,-h%C3%A1-refer%C3%AAncias-a-algumas-das-transforma%C3%A7%C3%B5es.../


No anúncio, há referências a algumas das transformações ocorridas no Brasil nos anos 1950 e 1960. No entanto, tais referências omitem transformações que impactaram segmentos da população, como a
  1. exaltação da tradição colonial.
  2. redução da influência estrangeira.
  3. ampliação da imigração internacional.
  4. intensificação da desigualdade regional.
  5. desconcentração da produção industrial
Solução
A foto alude ao automóvel. As décadas de 50 e 60 foram marcadas pela política de substituição de importações, com grande industrialização para suprir o mercado interno, principalmente de automóveis.
Entretanto, essa foi uma época em que se acentuaram as desigualdades regionais, já que a industrialização e consequentemente a riqueza passaram a se concentrar no sudeste (em SP, principalmente) em detrimento das outras regiões brasileiras.
Letra D.

http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q27-no-anuncio-ha-referencias-a-algumas-das-transformacoes/



Postar um comentário

0 Comentários