Questão 30 - Prova Azul - ENEM 2016 - Primeira Aplicação - Resolvida - Com Vídeo

Questão 30
Resposta E


http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta

Assunto: Desmatamento do cerrado
Alternativa correta: E
Comentário: O cerrado brasileiro (nosso bioma do tipo savana) vem passando por um imenso processo de desmatamento desde a segunda metade do século XX. A atividade que gerou tamanho impacto ambiental foi a adaptação e chegada da soja ao Centro-Oeste, por isso, a opção que falava corretamente da causa do desmatamento é a que aborda a expansão da fronteira agrícola.
Nível de dificuldade: Médio.
Prova - nº da questão


http://enem.descomplica.com.br/gabarito/enem/2016/dia-1/questoes/o-bioma-cerrado-foi-considerado-recentemente.../

O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados "pontos quentes", ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.
PINTO, PP: DINIZ-FILHO, J. A. F. In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade Cultural Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado)
A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a
  1. intensificação da atividade turística.
  2. implantação de parques ecológicos.
  3. exploração dos recursos minerais.
  4. elevação do extrativismo vegetal.
  5. expansão da fronteira agrícola.
O próprio texto nos fornece a solução da questão. Veja o trecho:
"buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas."
ação antrópica = ação do homem
Entre as alternativas precisamos ver a que possui maior relação com a ação antrópica no cerrado. Ora sabemos que o maior risco ao cerrado é a expansão da fronteira agrícola com a agropecuária e com a agricultura (principalmente a soja).
Uma foto vale mais que mil palavras. Veja o esquema abaixo que mostra o crescimento da fronteira agrícola praticamente englobando as áreas de cerrado.
Letra E.
http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q16-o-bioma-cerrado-foi-considerado-recentemente-um-dos-25-hotspots-de-biodiversidade-do-mundo/



Postar um comentário

0 Comentários