Questão 26 - Prova Azul - ENEM 2016 - Primeira Aplicação - Resolvida - Com Vídeo

Questão 26
Resposta B


http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta


Texto I
TEXTO II Os santos tornaram-se grandes aliados da Igreja para atrair novos devotos, pois eram obedientes a Deus e ao poder clerical. Contando e estimulando o conhecimento sobre a vida dos santos, a Igreja transmitia aos fiéis os ensinamentos que julgava corretos e que deviam ser imitados por escravos que, em geral, traziam outras crenças de suas terras de origem, muito diferentes das que preconizava a fé católica.
OLIVEIRA, A. J. Negra devoção. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 20, maio 2007 (adaptado)
Posteriormente ressignificados no interior de certas irmandades e no contato com outra matriz religiosa, o Ícone e a prática mencionada no texto estiveram desde o século XVII relacionados a um esforço da Igreja Católica para
a) reduzir o poder das confrarias.
b) Cristianizar a população afro-brasileira.
c) espoliar recursos materiais dos cativos.
d) recrutar libertos para seu corpo eclesiástico.
e) atender a demanda popular por padroeiros locais.
Solução
A questão mostra o quanto a igreja quis influenciar a população afro-brasileira. A intenção da igreja era cristianizá-los, adaptá-los à realidade brasileira para que fossem "bons" e evitassem comportamentos não desejados na época como a fuga ou o desobedecimento, que gerariam prejuízos aos donos de escravos.
Essa é mais uma questão que mostra o papel da igreja na manutenção da escravização, através da cristianização da população afro-brasileira, através da adaptação dos santos para a realidade afro, além do ensino da história desses devotos com o intuito de incutir uma benevolência.
Letra B


http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q12-os-santos-tornaram-se-grandes-aliados-da-igreja-para-atrair-novos-devotos/


Postar um comentário

0 Comentários