Questão 10 - Prova Azul - ENEM 2016 - Primeira Aplicação - Resolvida - Com Vídeo

Questão 10
Resposta B


http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta


O que ocorreu na Bahia de 1798, ao contrário das outras situações de contestação política na América portuguesa, é que o projeto que lhe era subjacente não tocou somente na condição, ou no instrumento, da integração subordinada das colônias no império luso. Dessa feita, ao contrário do que se deu nas Minas Gerais (1789), a sedição avançou sobre a sua decorrência.
JANCSÓ, I.; PIMENTA, J. P. Peças de um mosaico. In: MOTA, C. G. (Org.) Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000.
A diferença entre as sedições abordadas no texto encontrava-se na pretensão de
  1. eliminar a hierarquia militar.
  2. abolir a escravidão africana.
  3. anular o domínio metropolitano.
  4. suprimir a propriedade fundiária.
  5. extinguir o absolutismo monárquico.
A dificuldade da questão talvez esteja em entender a palavra sedição.
Sedição: Revolta; rebelião em massa contra uma autoridade estabelecida
A Revolta dos Alfaiates, ou Conjuração Baiana, foi um movimento que ocorreu em 1798, e teve o apoio da elite, e principalmente das camadas populares, como os negros e mulatos, artesãos, pequenos comerciantes, escravos, alfaiates e libertos, que lutaram lado a lado com a elite.
Os participantes tiveram inspiração nos ideais de liberdade vindos  da Revolução Francesa.
Agora sobre a questão
Tanto a Inconfidência Mineira como a Revolta dos Alfaiates desejavam a emancipação política e tinham ideais republicanas. O objetivo era obter uma estrutura política representativa que incentivaria o sistema educacional e a industrialização.
A diferença se deu já que somente o movimento baiano teve expressiva participação popular e de caráter abolicionista. Diferentemente, os inconfidentes mineiros pertenciam à elite da sociedade colonial mineira. Tiradentes, o único que foi executado, foi uma exceção, pois tinha raízes populares. Os líderes do movimento baiano, ao contrário, pertenciam às camadas menos favorecidas, por isso foram executados.
Letra B.

http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q25-o-que-ocorreu-na-bahia-de-1798/ 

Conjuração Baiana - o que foi, resumo, causas, líderes

História da Conjuração Baiana, Revolta dos Alfaiates, o que foi, causas, motivos, resumo, líderes, objetivos, bibliografia 

O que foi

Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.

Causas

- Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais e alimentos. Além disso, reclamavam da carência de determinados alimentos.

- Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.

Objetivos

- Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal;

- Defendiam a implantação da República;

- Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior;

- Liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto eram favoráveis à abolição dos privilégios sociais e também da escravidão;

- Aumento de salários para os soldados.

Líderes

- Um dos principais líderes foi o médico, político e filósofo baiano Cipriano Barata.

- Outra importante liderança, que atuou muito na divulgação das ideias do movimento, foi o soldado Luís Gonzaga das Virgens.

- Os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.

Quem participou

- O movimento contou com a participação de pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, escravos e ex-escravos.

A Revolta

A revolta estava marcada, porém um dos integrantes do movimento, o ferreiro José da Veiga, delatou o movimento para o governador, relatando o dia e a hora em que aconteceria.

O governo baiano organizou as forças militares para debelar o movimento antes que a revolta ocorresse. Vários revoltosos foram presos. Muitos foram expulsos do Brasil, porém quatro foram executados na Praça da Piedade em Salvador.

Você sabia?

- A Conjuração Baiana é também chamada de Revolta dos Alfaiates, pois muitos destes profissionais participaram do movimento.
Bibliografia Indicada:


- A Conjuração Baiana (Coleção o Cotidiano da História)
  Autor: Tavares, Luis Henrique Dias
  Editora: Ática
  Temas do livro: História do Brasil, Movimentos Emancipacionistas 

 



http://www.historiadobrasil.net/conjuracao_baiana.htm



Postar um comentário

0 Comentários