quinta-feira, 17 de novembro de 2016

As Provas do Enem 2016 Acabaram. E Agora, o Que Fazer?

 
 


Com exceção dos 270 mil candidatos que tiver o exame adiado e remarcado para 3 e 4 de dezembro por conta das ocupações dos locais de provas em função dos protestos, o Enem 2016 foi realizado no penúltimo final de semana.
Antes de qualquer coisa, lembre-se que um belo descanso é mais do que merecido. Afinal, caso tenha se esforçado desde o início do ano (ou talvez mais), nada melhor do que refrescar a cabeça, independentemente de como ache que tenho se saído no exame. Caso acredite que foi bem, baixe a adrenalina que ainda não tem nada ganho. Se não estiver apostando muito num bom resultado, também nada de desanimar.
Com os nervos em dia, o momento é de buscar informações sobre todas as oportunidades que o Enem pode lhe trazer. Vamos detalhar as principais:

Acesso às Universidades Públicas

Uma das grandes facilidades que o Enem trouxe para os vestibulandos foi o conhecido Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que possibilita qualquer pessoa com formação no ensino médio e que tenha prestado a última edição do exame (sem zerar a redação!) disputar uma vaga em inúmeras universidades públicas de todos os cantos do país. Isso sem sair de casa! Para mais informações, clique aqui e acesse nossa página dedicada inteiramente ao sistema do Ministério da Educação (MEC).

Bolsas de Estudos

Outra grande contribuição do Enem no cenário nacional é a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos numa universidade / faculdade particular. O Prouni (Programa Universidade para Todos) utiliza justamente o desempenho dos participantes no exame nacional para conceder esse benefício. Para obter mais detalhes sobre essa oportunidade, acesse nosso informativo que fala tudo sobre o Prouni.

Financiamento da Faculdade Privada

Outra possibilidade é de conseguir um financiamento junto ao governo federal a juros baixos e para começar a pagar somente depois de concluir a graduação. O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é outro programa do MEC que ajuda pessoas carentes a alcançar seu sonho de cursar uma faculdade. Clique e saiba mais.
Vale ressaltar que o Enem têm muitas outras “utilidades”, como por exemplo a retirada do certificado de conclusão do ensino médio para adultos sem esse grau de formação. Sendo assim, cabe à você, depois de esfriar a cabeça, começar a se atualizar das datas e regras de todas essas possibilidades.
Claro que nós, do infoEnem, traremos todas informações aqui no portal. Portanto, não deixe de visitar nossa página diariamente.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2016

Visualizações de páginas da semana passada

Arquivo do blog

Seguir-me através de Email

Seguidores

Total de visualizações de página