Derivadas

MMN e Propedêutica: Malba Tahan Nerd (Profº Malba Tahan ®): 44 - Deriv...:



Derivadas
A derivada de uma função y = f(x) num ponto x = x0 , é igual ao valor da tangente trigonométrica do ângulo formado pela tangente geométrica à curva representativa de
y=f(x), no ponto x = x0, ou seja, a derivada é o coeficiente angular da reta tangente ao gráfico da função no ponto x0.
    A derivada de uma função y = f(x), pode ser representada também pelos símbolos:

    y' , dy/dx  ou f ' (x).

    A derivada de uma função f(x) no ponto x0 é dada por:
    

Algumas derivadas básicas
Nas fórmulas abaixo, u e v são funções da variável x.

abc e n são constantes.

Derivada de uma constante
   
Derivada da potência
Portanto:
Soma / Subtração

Produto por uma constante

Derivada do produto

Derivada da divisão

Potência de uma função

Derivada de uma função composta

Próximo tópico:   REGRA DA CADEIA

http://www.somatematica.com.br/superior/derivada.php


Derivadas
Regra da cadeia
A fórmula:
  
 é conhecida como regra da cadeia. Ela pode ser escrita como: 
Outra fórmula similar é a seguinte:

 

Derivada da função inversa

A inversa da função y(x) é a função x(y):
http://www.somatematica.com.br/superior/derivada2.php

Derivadas de funções trigonométricas e suas inversas 
  


http://www.somatematica.com.br/superior/derivada3.php


Derivadas de funções exponencial e logarítmica 
Derivada do logaritmo natural
Derivada do logaritmo
em outras bases
Exponencial

Lembre-se da definição da função logarítmica com base a > 0:
  
http://www.somatematica.com.br/superior/derivada4.php


Derivadas das funções hiperbólicas e suas inversas 

            

Lembre-se das definições das funções trigonométricas:
http://www.somatematica.com.br/superior/derivada5.php


Derivadas de alta ordem 
Seja y = f(x). Temos:
A segunda derivada é dada por:
A terceira derivada é dada por:
A enésima derivada é dada por:

Em alguns livros, a seguinte notação também é usada:
http://www.somatematica.com.br/superior/derivada6.php

ORIGEM DO CONCEITO DE

DERIVADA DE UMA FUNÇÃO


O conceito de função que hoje pode parecer simples, é o resultado de uma lenta e longa evolução histórica iniciada na Antiguidade quando, por exemplo, os matemáticos Babilónios utilizaram tabelas de quadrados e de raízes quadradas e cúbicas ou quando os Pitagóricos tentaram relacionar a altura do som emitido por cordas submetidas à mesma tensão com o seu comprimento. Nesta época o conceito de função não estava claramente definido: as relações entre as variáveis surgiam de forma implícita e eram descritas verbalmente ou por um gráfico. 
Só no séc. XVII, quando Descartes e Pierre Fermat introduziram as coordenadas cartesianas, se tornou possível transformar problemas geométricos em problemas algébricos e estudar analiticamente funções. A Matemática recebe assim um grande impulso, nomeadamente na sua aplicabilidade a outras ciências - os cientistas passam, a partir de observações ou experiências realizadas, a procurar determinar a fórmula ou função que relaciona as variáveis em estudo. A partir daqui todo o estudo se desenvolve em torno das propriedades de tais funções. Por outro lado, a introdução de coordenadas, além de facilitar o estudo de curvas já conhecidas permitiu a "criação" de novas curvas, imagens geométricas de funções definidas por relacões entre variáveis. 
Foi enquanto se dedicava ao estudo de algumas destas funções que Fermat deu conta das limitações do conceito clássico de reta tangente a uma curva como sendo aquela que encontrava a curva num único ponto. Tornou-se assim importante reformular tal conceito e encontrar um processo de traçar uma tangente a um gráfico num dado ponto - esta dificuldade ficou conhecida na História da Matemática como o " Problema da Tangente".

Fermat resolveu esta dificuldade de uma maneira muito simples: para determinar uma tangente a uma curva num ponto P considerou outro ponto Q sobre a curva; considerou a reta PQ secante à curva. Seguidamente fez deslizar Q ao longo da curva em direcção a P, obtendo deste modo retas PQ que se aproximavam duma reta t a que Fermat chamou a reta tangente à curva no ponto P.
Fermat notou que para certas funções, nos pontos onde a curva assumia valores extremos, a tangente ao gráfico devia ser uma reta horizontal, já que ao comparar o valor assumido pela função num desses pontos P(x, f(x)) com o valor assumido no outro ponto Q(x+E, f(x+E)) próximo de P, a diferença entre f(x+E) e f(x) era muito pequena, quase nula, quando comparada com o valor de E, diferença das abcissas de Q e P. Assim, o problema de determinar extremos e de determinar tangentes a curvas passam a estar intimamente relacionados. 
Estas ideias constituiram o embrião do conceito de DERIVADA e levou Laplace a considerar Fermat "o verdadeiro inventor do Cálculo Diferencial". Contudo, Fermat não dispunha de notação apropriada e o conceito de limite não estava ainda claramente definido. 
No séc.XVII, Leibniz algebriza o Cálculo Infinitésimal, introduzindo os conceitos de variável, constante e parâmetro, bem como a notação dx e dy para designar "a menor possível das diferenças em x e em y. Desta notação surge o nome do ramo da Matemática conhecido hoje como " Cálculo Diferencial ". 
Assim, embora só no século XIX Cauchy introduzia formalmente o conceito de limite e o conceito de derivada, a partir do séc. XVII, com Leibniz e Newton, o Cálculo Diferencial torna-se um instrumento cada vez mais indispensável pela sua aplicabilidade aos mais diversos campos da Ciência.

Para estudar o conteúdo de Derivadas visite nossa seção Ensino superior.

http://www.somatematica.com.br/historia/derivadas.php

Postar um comentário

0 Comentários